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domingo, 10 de abril de 2011

O papel da escola


*      As crianças devem interagir umas com as outras esquecendo as suas diferenças e cultivando a Amizade e o Amor ao próximo, seguindo o lema: “Todos Iguais, Todos Diferentes”
*      Os alunos que apresentam qualquer tipo de deficiência sentem-se mais incapazes → desenvolvem baixas expectativas quanto à sua aprendizagem         
*        A criança sente-se excluída de seu contexto social e escolar.
*      Cabe a toda a comunidade escolar trabalhar para que estas crianças sintam que têm um lugar no espaço, que afinal, lhes pertence por direito.

*      As turmas das AEC constituem-se como espaços de inclusão pelo que os alunos com Necessidades Educativas Especiais devem continuar a ser nelas integrados. Sempre que se justifique, as AEC para estes alunos podem ser adaptadas aos programas educativos individuais (PEIs).
In Relatório de acompanhamento das AECS

*      Exemplos de algumas crianças com NEE

Paralisia Cerebral
*      Desloca-se em cadeira de rodas
*      Totalmente dependente do adulto
*      Emite monossílabos
*      Gosta de estar com os pares que o aceitam
*      Estabelece boas relações com o adulto
*      Tem manifestações de contentamento ou tristeza 
*      Frequenta aulas de Expressão Musical leccionadas pela professora Marlene Cortêz
Atraso de Desenvolvimento Psicomotor Moderado
*      Muitas dificuldades de atenção e concentração
*      Comportamento muito instável
*      Dificuldade em interagir com os colegas
*      Dificuldades na aquisição de noções fundamentais
*      Participa de forma descontextualizada
*      Fantasia frequentemente parecendo viver nesse mundo
*      Fixação por algumas figuras da animação
*      O professor deve ser firme e persistente
*      Deve ser constantemente motivada
*      As actividades devem ter um carácter lúdico
Síndrome de Asperger
*      Criança reservada
*      Funciona por rotinas
*      Dificuldades de adaptação à realidade social
*      Insegurança acompanhada por maneirismos
*      Défices na capacidade de compreensão
*      Dificuldades na organização espácio- temporal
*      Défices na coordenação visuo-motora
*      O professor deve fomentar a participação activa do aluno
*      As orientações das tarefas devem ser claras, concisas e dirigidas exclusivamente ao aluno

Atraso cognitivo
*      Ritmo de trabalho muito lento
*      Adquire conhecimentos se partirem das suas vivências
*      Pouco autónomo
*      Dificuldades de atenção/concentração
*      Linguagem expressiva com alguns défices
*      O professor deve ser persistente
*       Deve motivá-lo frequentemente, reforçando-o positivamente
*      O professor deve orientá-lo
Atraso de desenvolvimento cognitivo e motor com epilepsia do tipo ausência
*      Défice ao nível da linguagem expressiva e compreensiva
*      Graves dificuldades na coordenação óculo-manual
*      Curtos períodos de atenção/concentração
*      Comportamento muito instável
*      Dificuldade em cumprir regras
*      Dificuldades na interacção com os pares
*      Ausência de pré-requisitos básicos
*      Todas as tarefas devem ser supervisionadas
*      O professor deve ter uma atitude de firmeza mas reforçando os comportamentos adequados
*      Promover as interacções sociais
Trissomia XXI
*      Dificuldades ao nível da coordenação óculo-manual
*      Afável e muito expansivo 
*      Fraca orientação temporal
*      Níveis de concentração e atenção  muito reduzidos
*      Muito integrado no ambiente escolar
*      Défices na expressão oral
*      Compreende ordens e regras
*      O professor deve ser firme
*      Deve proporcionar actividades de carácter lúdico
Atraso de desenvolvimento global
*      Pouco autónomo
*      Entende ordens bastante simples, ligadas às suas vivências
*      Encontra-se na fase da garatuja
*      Fixação por determinados temas
*      Fantasia frequentemente
*      O professor deve partir dos seus interesses para aumentar a sua motivação
Hidrocefalia
*      Andar cambaleante devido à diferença significativa de tamanho dos membros inferiores
*      Ritmo de trabalho muito lento
*      Pouco autónomo
*      Défice de atenção/concentração
*      O professor deve ser firme e persistente
*      Necessita de supervisão constante para diminuir os fracos períodos de atenção

Atraso cognitivo
*      Dificuldades acentuadas ao nível dos conhecimentos gerais
*      Dificuldades de compreensão e fluidez verbal
*      Défices na orientação/estruturação espacial e temporal
*      Instabilidade psico-afectiva.
*      O professor deve estimulá-lo e supervisioná-lo constantemente.
Atraso cognitivo
*      Dificuldades na linguagem compreensiva
*      Pouca autonomia
*      Baixa auto-estima
*      Consciência das suas limitações
*      Alto grau de empenhamento
*      Grandes dificuldades na aquisição de conhecimentos
*      O professor deve estimulá-lo constantemente valorizando as suas pequenas vitórias
*      Valorizar as experiências pessoais transpondo-as para a vida académica


Idade mental bastante abaixo da cronológica
*      Compreende e executa tarefas simples de forma orientada
*      Tem dificuldade em integrar-se nas actividades de grande grupo
*      Revela muita teimosia fazendo apenas o que lhe apetece
*      Apresenta fraco poder de concentração
*      O professor deve ser persistente e firme
*      Fomentar actividades de interacção social
Atraso Cognitivo – Síndrome Fetal Alcoólico
*      Pouco autónoma
*      Problemas de linguagem
*      Dificuldades na motricidade global e fina
*      Dificuldades em aderir às tarefas
*      Não gosta de Actividade Física
*      Tendência para fantasiar
*      O professor deve orientar e supervisionar as actividades realizadas
*      Reforço positivo para aumentar os níveis de motivação e auto-estima
Deficiência Mental Ligeira
*      Dificuldades na motricidade fina e ampla
*      Descoordenação motora
*      Desorientação espacial
*      Dificuldades de compreensão, de raciocínio e de organização de ideias
*      Falta de autonomia
*      Ritmo de trabalho muito lento
*      Baixos índices de atenção/concentração
*       O professor deve fomentar a participação activa do aluno
*      As orientações das tarefas devem ser claras e concisas
*      Supervisão constante das actividades


Perturbação Específica de Linguagem
*      Ritmo lento na realização das actividades
*      Perturbações fonéticas e de dicção
*      Baixos níveis de atenção e concentração
*      O professor deve promover situações de interacção comunicativa
Atraso cognitivo
*      Imaturidade psicoafectiva
*      Distractibilidade fácil
*      Défice ao nível da retenção de informação
*      Lacunas ao nível da compreensão e aplicação dos conhecimentos
*      Baixos níveis de auto-estima
*      O professor deve elogiar as pequenas vitórias do aluno
*      Supervisão constante das tarefas

O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente às possibilidades infinitas. O que é um Homem sem sonhos? 
                                               Albert Einstein

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