As crianças devem interagir umas com as outras esquecendo as suas diferenças e cultivando a Amizade e o Amor ao próximo, seguindo o lema: “Todos Iguais, Todos Diferentes”
Os alunos que apresentam qualquer tipo de deficiência sentem-se mais incapazes → desenvolvem baixas expectativas quanto à sua aprendizagem
A criança sente-se excluída de seu contexto social e escolar.
Cabe a toda a comunidade escolar trabalhar para que estas crianças sintam que têm um lugar no espaço, que afinal, lhes pertence por direito.
As turmas das AEC constituem-se como espaços de inclusão pelo que os alunos com Necessidades Educativas Especiais devem continuar a ser nelas integrados. Sempre que se justifique, as AEC para estes alunos podem ser adaptadas aos programas educativos individuais (PEIs).
In Relatório de acompanhamento das AECS
Exemplos de algumas crianças com NEE
Paralisia Cerebral
Desloca-se em cadeira de rodas
Totalmente dependente do adulto
Emite monossílabos
Gosta de estar com os pares que o aceitam
Estabelece boas relações com o adulto
Tem manifestações de contentamento ou tristeza
Frequenta aulas de Expressão Musical leccionadas pela professora Marlene Cortêz
Atraso de Desenvolvimento Psicomotor Moderado
Muitas dificuldades de atenção e concentração
Comportamento muito instável
Dificuldade em interagir com os colegas
Dificuldades na aquisição de noções fundamentais
Participa de forma descontextualizada
Fantasia frequentemente parecendo viver nesse mundo
Fixação por algumas figuras da animação
O professor deve ser firme e persistente
Deve ser constantemente motivada
As actividades devem ter um carácter lúdico
Síndrome de Asperger
Criança reservada
Funciona por rotinas
Dificuldades de adaptação à realidade social
Insegurança acompanhada por maneirismos
Défices na capacidade de compreensão
Dificuldades na organização espácio- temporal
Défices na coordenação visuo-motora
O professor deve fomentar a participação activa do aluno
As orientações das tarefas devem ser claras, concisas e dirigidas exclusivamente ao aluno
Atraso cognitivo
Ritmo de trabalho muito lento
Adquire conhecimentos se partirem das suas vivências
Pouco autónomo
Dificuldades de atenção/concentração
Linguagem expressiva com alguns défices
O professor deve ser persistente
Deve motivá-lo frequentemente, reforçando-o positivamente
O professor deve orientá-lo
Atraso de desenvolvimento cognitivo e motor com epilepsia do tipo ausência
Défice ao nível da linguagem expressiva e compreensiva
Graves dificuldades na coordenação óculo-manual
Curtos períodos de atenção/concentração
Comportamento muito instável
Dificuldade em cumprir regras
Dificuldades na interacção com os pares
Ausência de pré-requisitos básicos
Todas as tarefas devem ser supervisionadas
O professor deve ter uma atitude de firmeza mas reforçando os comportamentos adequados
Promover as interacções sociais
Trissomia XXI
Dificuldades ao nível da coordenação óculo-manual
Afável e muito expansivo
Fraca orientação temporal
Níveis de concentração e atenção muito reduzidos
Muito integrado no ambiente escolar
Défices na expressão oral
Compreende ordens e regras
O professor deve ser firme
Deve proporcionar actividades de carácter lúdico
Atraso de desenvolvimento global
Pouco autónomo
Entende ordens bastante simples, ligadas às suas vivências
Encontra-se na fase da garatuja
Fixação por determinados temas
Fantasia frequentemente
O professor deve partir dos seus interesses para aumentar a sua motivação
Hidrocefalia
Andar cambaleante devido à diferença significativa de tamanho dos membros inferiores
Ritmo de trabalho muito lento
Pouco autónomo
Défice de atenção/concentração
O professor deve ser firme e persistente
Necessita de supervisão constante para diminuir os fracos períodos de atenção
Atraso cognitivo
Dificuldades acentuadas ao nível dos conhecimentos gerais
Dificuldades de compreensão e fluidez verbal
Défices na orientação/estruturação espacial e temporal
Instabilidade psico-afectiva.
O professor deve estimulá-lo e supervisioná-lo constantemente.
Atraso cognitivo
Dificuldades na linguagem compreensiva
Pouca autonomia
Baixa auto-estima
Consciência das suas limitações
Alto grau de empenhamento
Grandes dificuldades na aquisição de conhecimentos
O professor deve estimulá-lo constantemente valorizando as suas pequenas vitórias
Valorizar as experiências pessoais transpondo-as para a vida académica
Idade mental bastante abaixo da cronológica
Compreende e executa tarefas simples de forma orientada
Tem dificuldade em integrar-se nas actividades de grande grupo
Revela muita teimosia fazendo apenas o que lhe apetece
Apresenta fraco poder de concentração
O professor deve ser persistente e firme
Fomentar actividades de interacção social
Atraso Cognitivo – Síndrome Fetal Alcoólico
Pouco autónoma
Problemas de linguagem
Dificuldades na motricidade global e fina
Dificuldades em aderir às tarefas
Não gosta de Actividade Física
Tendência para fantasiar
O professor deve orientar e supervisionar as actividades realizadas
Reforço positivo para aumentar os níveis de motivação e auto-estima
Deficiência Mental Ligeira
Dificuldades na motricidade fina e ampla
Descoordenação motora
Desorientação espacial
Dificuldades de compreensão, de raciocínio e de organização de ideias
Falta de autonomia
Ritmo de trabalho muito lento
Baixos índices de atenção/concentração
O professor deve fomentar a participação activa do aluno
As orientações das tarefas devem ser claras e concisas
Supervisão constante das actividades
Perturbação Específica de Linguagem
Ritmo lento na realização das actividades
Perturbações fonéticas e de dicção
Baixos níveis de atenção e concentração
O professor deve promover situações de interacção comunicativa
Atraso cognitivo
Imaturidade psicoafectiva
Distractibilidade fácil
Défice ao nível da retenção de informação
Lacunas ao nível da compreensão e aplicação dos conhecimentos
Baixos níveis de auto-estima
O professor deve elogiar as pequenas vitórias do aluno
Supervisão constante das tarefas
O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente às possibilidades infinitas. O que é um Homem sem sonhos?
Albert Einstein
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