Em escolares:
1. Redução significativa de interesse e atenção;
2. Redução do rendimento escolar ou presença de transtornos de aprendizagem
3. Presença de comportamentos de hiperatividade, impulsividade ou desatenção com freqüência maior que o esperado
4. Abandono de atividades antes desejadas
5. Retraimento social
6. Perturbações súbitas do sono (relato da criança ou da mãe) acompanhadas de um dos itens acima;
7. Reações emocionais violentas;
8. Rebeldia, birra, implicância, atividades de oposição;
9. Preocupação ou ansiedade exageradas.
SINAIS IMPORTANTES PARA A ESCOLA OBSERVAR NOS ALUNOS E RECOMENDAR UMA VISITA A UM ESPECIALISTA
Em adolescentes
1. Redução significativa no rendimento escolar;
2. Abandono de atividades antes prazerosas, de amigos ou familiares;
3. Mudança de conduta:alterações do sono, do apetite;
4. Agressões freqüentes, rebeldia, oposição ou reações violentas;
5. Comportamentos destrutivos;
6. Comportamento sexualizado excessivo.
TRABALHO COM A CRIANÇA
Orientar a criança sobre o que é esperado dela em termos de comportamento e aprendizagem, detalhando as razões pelas quais ele está em atendimento;
Fornecer informações diretas e claras sobre o transtorno, deixando sempre aberto o canal para futuras dúvidas;
Usar de rotinas previsíveis (horário, local, comportamento do profissional) mas evitar tarefas repetitivas ou longas e priorizar novidades e exercícios curtos;
Procurar manter acordos indagando a criança como ela pode aprender melhor;
Usar recursos como gravador, computador, jogos (jogos de regras permitem o aprendizado de limites, participação social, o saber ganhar/perder, o desenvolvimento cognitivo e o refazer superando erros), leitura em voz alta, contar e escrever histórias, gibis, exercícios sensório motores, de raciocínio, introduzindo sempre novidades para manter a atenção, a motivação e descobrir o estilo de aprendizagem da criança;
Recompensar o bom comportamento e desempenho, elogiando e encorajando a transposição de limites;
Estabelecer limites devagar e firmemente, mas nunca usando de punição ou de reprimendas para evitar frustração, o medo ou a baixa auto-estima;
Trabalhar sempre a noção de tempo, espaço, seqüenciação, atenção.
Dosar as instruções em quantidades que permitam um desempenho positivo do aluno, na maior arte das ocasiões;
Estimular respostas individuais promovendo feedback imediato ao aluno;
Procurar envolver a criança no processo de aprendizagem de maneira a encorajá-lo e motivá-lo à transpor suas limitações
O aluno, seja criança ou adolescente, é uma pessoa a ser respeitada, tratada afetivamente dentro das normas sociais do grupo.
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