A PSICOPEDAGOGIA
PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL
A Educação Especial tem grande interesse nas neurociências, para tentar compreender as dificuldades severas de aprendizagem.
A Psicopedagogia acrescenta à esses conhecimentos, o sintoma, ou seja, o que representa tal distúrbio para a da criança.
ALGUNS FATORES QUE INTERFEREM NA CAPACIDADE DE APRENDER
FRACASSO ESCOLAR, PSICOPEDAGOGIA E AFETIVIDADE
Causas principais do fracasso escolar:
• @ 30%: transtornos de aprendizagem
O sucesso na aprendizagem escolar tem grande influência sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo
afeto -- auto estima -- motivação -- aprendizagem
SINAIS IMPORTANTES PARA A ESCOLA OBSERVAR NOS ALUNOS E RECOMENDAR UMA VISITA A UM ESPECIALISTA
Em escolares:
1. Redução significativa de interesse e atenção;
2. Redução do rendimento escolar ou presença de transtornos de aprendizagem
3. Presença de comportamentos de hiperatividade, impulsividade ou desatenção com freqüência maior que o esperado
4. Abandono de atividades antes desejadas
5. Retraimento social
6. Perturbações súbitas do sono (relato da criança ou da mãe) acompanhadas de um dos itens acima;
7. Reações emocionais violentas;
8. Rebeldia, birra, implicância, atividades de oposição;
9. Preocupação ou ansiedade exageradas.
SINAIS IMPORTANTES PARA A ESCOLA OBSERVAR NOS ALUNOS E RECOMENDAR UMA VISITA A UM ESPECIALISTA
Em adolescentes
1. Redução significativa no rendimento escolar;
2. Abandono de atividades antes prazerosas, de amigos ou familiares;
3. Mudança de conduta:alterações do sono, do apetite;
4. Agressões freqüentes, rebeldia, oposição ou reações violentas;
5. Comportamentos destrutivos;
6. Comportamento sexualizado excessivo.
TRABALHO COM A CRIANÇA
CONCLUSÃO
A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA...
No âmbito educativo:
E nos lembrarmos de que
“As representações de sucesso e fracasso são construídas pelo sistema escolar e tem maior impacto no destino dos alunos que as desigualdades de competências que estes possam apresentar”.
(Perrenould, 2001
(Perrenould, 2001
BIBLIOGRAFIA
BROWN,L. et alii (1979). A strategy for developing chronological age appropriate and functional curricular adolescents and severely handicapped adolescents and young adults. In: The Journal of Special Education. 13 (1), 81-90.
BROWN,L. et alii (1983). Enseigner aux élèves gravement handicapés à accomplir des tâches essentielles em millieu de travail hétérogène.Wisconsin: University of Wisconsin e Madison Metropolitan School District.
DORÉ,R., WAGNER,S.,BRUNET,J.P. (1996). Réussir l’intégration scolaire - la déficience intellectuelle. Montréal (Québec): Les Éditions LOGIQUES Inc.
FALVEY,M.A. et HANEY,M. (1989). Partnerships with parents and significant others. In: Falvey,M.A. Community-base curriculum. instructional strategies for students with severe handicaps. Baltimore,MD: Paul H.Brookes Publishing Co. 15-34.
FERGUSSON,D.L. et alii (1992). Figuring out what to do with grownups:how teachers make inclusion "work"for students with disabilities. In: The Journal of the Association for Persons With Severe Disabilities (JASH), 17 (4), 218-226.
MANTOAN,M.T.E. (1988). Compreendendo a deficiência mental: novos caminhos educacionais. São Paulo: Editora Scipione.
MANTOAN,M.T.E. (1991). A solicitação do meio escolar e a construção das estruturas da inteligência no deficiente mental: uma interpretação fundamentada na teoria de conhecimento de Jean Piaget. Tese de doutoramento. Campinas:UNICAMP/Faculdade de Educação.
MONEREO,C. (1985). In: Steenlandt, D. La integration de niños discapacitados a la educación común. Santiago do Chile: UNESCO/OREALC, 1991.
MORENO,M. (1993). Os temas transversais : um ensino olhando para frente. In: Busquets,M.D. et alii. Los temas transversales: claves de la formación integral. Madri:Santillana, 1993. 10-43.
PETERSON,M. et alii (1992). Community-referenced learning in inclusive schools: effective curriculum for all students. In: Stainback,S. et Stainback,W.(organizadores). Curriculum considerations in inclusive classrooms:facilitating learning for all students. Baltimore,MD: Paul H.Brookes Publishing Co. 207-227.
PURKEY,W.W. et NOVAK,J.M. (1984). Inviting school success.A self-concept approach to teaching and learning. Belmont: Wadsworth.
SAINT-LAURENT,L. (1994). L’éducation intégrée à la communauté en déficience intellectuelle. Montréal, Québec: Les Editions Logiques Inc.
Está muito bem conseguido Parabéns.
ResponderEliminarMuito giro
ResponderEliminarEsta espectacular
ResponderEliminarEste tema é muito interessante